Meu Roteiro pelo Peru – 5 Dias

Oi pessoal!

Depois de detalhar bem os principais dias que passamos no Peru, decidi criar esse post para resumir facilmente o nosso roteiro por esse país apaixonante. 🙂

Foram apenas 5 dias, mas cada um deles foi mágico (de verdade!). E no final vou deixar o link fácil para a planilha que utilizamos para o planejamento, está atualizada com os preços que realmente pagamos (menos os gastos com alimentação, porque aí vai de cada um), só as datas que não estão muito certas porque na hora mudamos alguma coisas.

1º dia – Conhecendo Cusco

O post detalhado sobre o primeiro dia em Cusco está aqui.

  • Logo que chegamos fomos para o hostel tomar café (Milhouse Hostel, muito bem recomendado, agrada tanto quem procura um party hostel como quem quer descansar em uma rede ou puff, lendo um livro, tranquilão).

  • Em seguida saímos para dar uma volta pela cidade, ela é linda demais e como fomos em junho, estavam acontecendo as comemorações do Ano Novo Inca, festas e desfiles em todo lugar. Aproveitamos para já encontrar um guia e fazer o city tour, bem como fechar o pacote para conhecer o Machu Picchu (só o transporte, o ingresso já havíamos comprado com antecedência pelo site).

  • Fizemos o city tour pela agência Danys Peru Travel por 20 soles cada um e o roteiro foi o seguinte:

  1. K’orikancha (Convento de Santo Domingo del Cusco, tem que pagar 10 soles para entrar ou 5 estudante)

  2. Sacsayhuaman

  3. Qenqo

  4. Puka pukara

  5. Tambomachay

Vale muito a pena fazer esse city tour, o guia é excelente e o passeio é todo feito de van (até porque é muito longe uma ruína da outra).

  • Por último, voltamos ao hostel para tomar um banho, descansar um pouco e já partimos pra rua de novo atrás do meu tão sonhado Ceviche.

9d0e58_069dd53fcf6d4b49934e8b5bc70be553
City Tour em Cusco, Peru

2º dia – Rumo a Aguas Calientes

Post detalhado sobre esse dia aqui.

  • Acordamos bem cedo, pois às 8h da manhã um guia da agência que fechamos o pacote de ida e volta para o Machu Picchu já estaria na porta do hostel para nos levar até a van. (houve um belo atraso de 1 hora e isso deu um pouco de nervoso e medo de ter caído em um golpe, mas pelo que vi pontualidade não é o forte deles haha).

  • Seguimos de Cusco a Ollantaytambo, onde foi feita a primeira parda (meia hora) para tomarmos café da manhã em algo que parecia a junção de uma padaria com mini mercado.

  • Em seguida fomos para a segunda parada, Santa Teresa, onde almoçamos. Aqui é importante alertar que quase ficamos sem o almoço porque a gente não sabia que tinha que avisar o motorista sobre isso, descobrimos que cada um da van tinha fechado um pacote diferente e só o nosso tinha o almoço incluso, então é bom conversar com o motorista assim que sair de Cusco.

  • Até aqui o caminho estava ok, mas aí começou a tortura das curvas à beira do precipício em uma estradinha de terra de mão única (mas que vinham carros dos dois lados!), mas tudo bem, deu tudo certo haha

  • Chegamos à hidrelétrica umas 15h50 devido a alguns imprevistos na estrada, assinamos o livro e a trilha começou.

  • Como a Thay é uma lerdeza, chegamos em Aguas Calientes e já tinha escurecido, mas geralmente o pessoal que anda mais rápido chega antes de escurecer. De qualquer forma é bom sempre ter uma lanterna com você.

  • Chegamos no hostel Supertramp (muito legal também!) umas 8h30 da noite e a representante da agência já estava no esperando para o jantar (incluso no pacote de U$60,00) e as explicações de como seria no outro dia (tivemos que ir comprar o ticket do ônibus que leva até a entrada do Machu Picchu, não lembro bem o preço mas sei que não era caro, coisa de 15 reais no máximo).

Trilha para Aguas Calientes, Cusco - Peru
Trilha para Aguas Calientes, Cusco – Peru

3º dia – Conhecendo o Machu Picchu

Post detalhado sobre o 3º e 4º dia aqui.

  • Acordamos mega cedo (4h30 da manhã) porque o ônibus é por ordem de chegada e sai um a cada 20 minutos, são 30 minutos para chegar lá, nós compramos o ingresso para subir a montanha de Huayna Picchu às 7h da manhã, então tivemos que madrugar mesmo.

  • Entramos no Machu Picchu, pegamos o mapa das ruínas e fomos atrás de encontrar a entrada de Huayna Picchu (não foi uma tarefa nada fácil, nossa sorte foi ter encontrado um casal de americanos que sabia ler aquele mapa melhor do que nós, chegamos em cima da hora).

  • Foram + ou – umas 3h30 de trilha (subida e descida da montanha), mas é uma experiência espetacular! Para poder fazer esse passeio tem que comprar o ingresso com antecedência, pois só deixam entrar 400 pessoas por dia e os ingressos chegam a esgotar 1 mês antes.

  • Chegamos na saída + ou – 10h45 e fomos para a entrada do santuário para pegar o carimbo especial do Machu Picchu no passaporte e encontrar com o guia.

  • Fizemos o passeio pelo Machu Picchu com um guia em espanhol e com uma galera americana/uruguaia, foi muito legal e deu para entender tudo certinho, realmente não recomendo conhecer esse lugar maravilhoso sem um guia, faz TODA a diferença.

  • O passeio com o guia terminou e ficamos mais umas 2 horas andando pelas ruínas e apreciando aquela energia boa que só senti lá, fomos embora umas 4 e pouco da tarde.

  • Chegamos no hostel e dormimos, cansaço gigantesco.

Machu Picchu, Peru
Machu Picchu, Peru

4º dia – Voltando para Cusco

  • Você pode conhecer o Machu Picchu e voltar no mesmo dia para Cusco, mas é corrido demais e realmente não vale a pena, o ideal é não ficar limitado a horários para conhecer aquele lugar, pois é realmente mágico, então optamos por voltar a Cusco no outro dia e foi a melhor escolha.

  • A van estaria nos esperando às 14h na hidrelétrica para nos levar de volta a Cusco, portanto saímos às 11h da manhã de Aguas Calientes para fazer a trilha de 3 horas até a hidrelétrica, tudo muito tranquilo.

  • Chegamos lá e esperamos um tempo até a van chegar, deu tudo certo, o único problema é que a ideia era chegar umas 20h em Cusco, pegar o mochilão no hostel e já partir para Puno, onde pegaríamos outro ônibus rumo a La Paz – Bolívia, mas na volta tivemos uns contratempos de trânsito e chegamos em Cusco mais de 22h, o último busão para Puno saía exatamente as 22h, o jeito foi dormir mais uma noite no Milhouse.

5º dia – Vale Sagrado e partida para La Paz – Bolívia.

  • Como tínhamos o dia todo ainda em Cusco, os meninos quiseram fazer o passeio pelo Vale Sagrado, eu e a Thay não conseguimos ir porque estávamos muito cansadas e realmente não conseguimos acordar as 7h da manhã para ir atrás disso, mas eles foram e adoraram, falaram que vale muito a pena, é um passeio que dura o dia todo.

  • Nós decidimos dar uma andada pela cidade esse dia, foi ótimo também, eu amo ter um dia livre assim para sair andando sem rumo e “me infiltrar” um pouco mais na cultura local.

  • A noite seguimos até a rodoviária e compramos uma passagem que ia para a Bolívia, mas o percurso do ônibus era Cusco > Puno > Copacabana (Lago Titicaca) > La Paz, então saímos de Cusco as 22h da noite e chegamos em La Paz umas 16h do outro dia.

  • Se eu pudesse voltar no tempo, tiraria um dia para conhecer melhor o Lago Titicaca, só fizemos uma passagem rápida por ele (balsa) e já deu para ver que é um local lindo.

Enfim, esse foi o resumão dos 5 dias maravilhosos que tivemos no Peru, foi bem corrido e eu ainda pretendo voltar mais vezes para explorar outros locais como Nazca, Arequipa, etc. Mas com certeza esses 5 dias já foram memoráveis.

Quem quiser fazer o download da planilha, é só acessar esse link aqui.

Se alguém tiver alguma dúvida, é só perguntar ou mandar email que fico feliz em responder. 🙂

Abraços!

2 comentários sobre “Meu Roteiro pelo Peru – 5 Dias

Deixe um comentário